quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conheça o HTC One, o Android mais empolgante dos últimos meses

HTC One X

É impossível saber quantos novos smartphones com Android estão sendo lançados. E se formos incluir todas as fabricantes chinesas com robozinhos, passamos de 100. A briga para se "diferenciar" é grande: uns colocam mais megapixels na câmera, outros mais polegadas na tela, mais núcleos no processador ou enxertam um projetor. Isso chama a atenção por um tempinho. Mas a HTC, com seu bonito slogan "Quitely brilliant" prefere outro caminho: melhorar a experiência, aparar as arestas do sistema e caprichar nos materiais. O esmero e atenção aos detalhes faz a linha HTC One se destacar no mar de robôs com uma linha de apenas 3 aparelhos (é possível, viu, Samsung?). Veja se algum deles será seu próximo Android.

O HTC One X, One S e One V chegam ao mercado no "segundo trimestre". A ideia é fazer um lançamento global, e na coletiva havia as logos das operadoras brasileiras. Entramos em contato com a assessoria da HTC (que tem "planos grandes" para o Brasil em 2012) e eles disseram "não haver informação" sobre datas e preços. Mas a chance de ao menos uma parte da família vir pra cá é bem grande. Vamos conhecê-los.

HTC One X

O irmão mais velho da família, tem tudo que a HTC julgou como "de ponta". O corpo é de policarbonato emborrachado, parecido com o material do N9/Lumia 800, mas com mais curvas. Mesmo assim ele é bem leve (130 g) e não muito grosso (9,3 mm). A tela de 4,7" é uma Super IPS LCD 2, e não AMOLED, como da concorrente Samsung em uma bem incrível resolução de 1280×720. Mas francamente achei as cores e o brilho igualmente incríveis. Debaixo do capô haverá duas versões: uma com o quad-core Tegra 3 e seus quatro núcleos a 1,5 GHz (mais um "núcleo-fantasma" para controlar a economia de energia) e outra com o Snapdragon S4 nos mercados com LTE. A câmera tem 8 MP, flash de LED com detector de distância e um chip dedicado para processamento de imagens que a HTC promete melhorar bastante a experiência de fotos. São 32 GB de espaço . A preocupação aqui é a bateria: 1800 mAh. Há ainda algumas limitações que antes eram específicas do iPhone, mas começam a virar padrão: não há entrada para microSD, o cartão é microSIM e a bateria não é removível. Além, é claro, do tamanho: ele é grande na mão, mas ele é 3 mm menor que o Galaxy Nexus, por exemplo e parece ser bem menor que o Note.

O som é "reimaginado" depois da compra da Beats, e é possível ligar um "Beats enhancement" na hora de ouvir música ou até assistir a um vídeo no Youtube. O resultado, como você poderia imaginar, é um som mais "quente" e grave. Em fones razoáveis, é muito bem-vinda. No meu fone de referência, achei melhor desligado.

HTC One S

Em termos de performance, não parece haver muita diferença entre o grandalhão X, a não ser nos jogos mais exigentes criados pela própria nVidia. Ele tem um processador dual-core da Qualcomm S4 a 1,5 GHz, 16 GB, uma tela de 4,3"(infelizmente com resolução apenas qHD), a nova versão do Gorilla Glass, câmera de 8 MP. O grande diferencial dele é o design. Finíssimo com 7,9mm e leve, ele tem uma pegada boa. Em resumo: ele é lindo e parece que vai durar muito. Há uma opção também em cinza, que é até mais bonita, mas tem uma explicação menos complexa. E o tamanho? Vejamos o HTC One X e o S junto do meu iPhone 4S:

HTCOnexiPhone

HTC One V

O V é praticamente uma reedição do Legend. Ele tem esse queixo e uma construção em alumínio que o faz parecer caro. Mas na verdade ele é o mais econômico da família. Com uma tela de 3,7" e resolução de 480×800 — exatamente como o Milestone, no longínquo 2009. O processador também não é grande coisa: 1 GHz, que é bastante aparente depois de usar os outros dois. A câmera, apesar de não ser tão poderosa quanto dos outros (tem 5 MP), mantém o processador dedicado e as melhorias de software. Ele será a opção "barata" da família. Se o "barato" for em conta também no Brasil, a junção de um excelente design com Android 4.0 e o Sense 4 de fábrica podem criar um pacote matador.

Sense e Android

Se em termos de hardware há diferenças importantes entre os 3, a usabilidade é bem parecida, graças ao combo Android 4.0 + Sense 4. Como o Ice Cream Sandwich melhorou e unificou a experiência visual do Android, sobra pouco espaço para a skin da HTC, e ela o cobre de uma maneira não intrusiva.

Os destaques:
* O menu de multitarefa é ainda mais bonito (com o gesto "jogue pra cima pra fechar").
* há uma interface específica e com botões grandes para o modo "carro", muito, muito esperta.
* O ícone música virou um hub a là Windows Phone, concentrando arquivos. E ainda é possível fazer a sincronização sem-fio com a sua coleção no computador.
* A câmera tem inicialização de 0,7s (é tão ou mais rápida que o Galaxy Nexus) e autofoco de 0,2 s (definitivamente melhor que qualquer outro que vi). Dentro dela, ícones separados de captura de vídeo e foto, além da possibilidade de fotos contínuas ou fotos dentro do vídeo. Tudo muito, muito rápido.
* O dropbox é integrado em todos os programas principais, e donos de HTC One têm 25 GB por 2 anos de graça.
* As animações e widgets diversos pularam fora dessa versão do Sense e ele parece mais leve e rápido, mas ainda bonitinho.

Acessórios

A HTC disse que investiria mais em acessórios este ano e a expectativa é grande. Em primeiro lugar, é justo crer que os próximos smartphones da empresa virão com fones de ouvido decentes. Os representantes disseram que fones bons "dependerão do pacote contratado pela operadora" e os pacotes seriam diferentes em regiões diferentes, mas não tenham dúvida de que eles irão agarrar essa oportunidade de se diferenciar — basta pegar o que eles têm no armazém e colocar na caixa. Os últimos fones de ouvido acima da média em um telefone que vi foram em algum Sony Ericsson "Walkman" anos atrás.

A segunda é em "docks", e elas virão em dois sabores. Há a para carros, que casa bem com a interface Sense para acompanhar o volante e a comum, com saída para carregador e HDMI, tem um conector externo, não o micro-USB de sempre. Ela estava atrás de um vidro e não pudemos ver direito, mas o conceito de algo mais discreto é uma boa.

E por último mas não menos importante, há o "Wireless Media Link HD", uma evolução do seu link de DLNA anterior. Ela é uma caixinha que você pluga pelo HDMI na TV e, via uma conexão Wi-Fi, pode mandar conteúdos do celular. Nos meus testes aqui, ela pareceu funcionar muito bem. Arraste 3 dedos pra cima e a imagem do celular pode ser jogada para a tela. Ou por um espelhamento perfeito (tudo que você vê no celular aparece na telona) ou uma aplicação específica: você pode deixar um filme rodando enquanto faz outra coisa no aparelho, mais ou menos como o AirPlay com uma Apple TV. A vantagem aqui é que o negócio é ainda mais discreto e custará menos — a caixinha anterior saía por 60 Euros, esta deve ficar na mesma faixa.

 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Seis funções de TI que serão muito bem remuneradas em 2012

Em todo o país, e no exterior, com exceção dos países europeus, as companhias estão competindo por talentos em TI.
Apesar das previsões sinistras sobre como a computação em nuvem vai reduzir os departamentos de TI, 2012 pode vir a ser um grande ano para alguns profissionais. O próprio modelo de cloud computing criou novas funções para profissionais de TI, e a proliferação de smartphones e tablets despertou demanda por desenvolvedores de software. O mercado de trabalho de TI, que experimentou uma forte recuperação em 2011, após a recessão, deve ser ainda mais brilhante em 2012, apesar dos desafios econômicos globais. Especialmente no Brasil, onde os profissionais mais qualificados já têm salários acima da média mundial para as respectivas funções.
Quer mais uma boa notícia? Em todo o país, e no exterior, com exceção dos países europeus, as companhias estão competindo por talentos em TI. Aqui estão as seis empregos de TI que os especialistas dizem que terão maior demanda e os melhores salários em 2012. A melhor parte: muitos desses trabalhos também são divertidos, sério.
1. Desenvolvedores de aplicativos móveis
Profissionais de TI que possam desenvolver aplicações para dispositivos móveis são commodity em TI hoje em dia. Especialistas em RH concordam que este grupo irá permanecer nesta posição invejável até 2013, como as empresas correndo para adaptar os seus sites e aplicativos para smartphones e tablets.
A demanda por desenvolvedores de aplicativos móveis é óbvia na Dice.com, onde anúncios de emprego para Android e iPhone cresceram 129% e 190%, respectivamente, em relação a 2010. Nos Estados Unidos, um desenvolvedor Android pode exigir entre 70 dólares por hora a 100 dólares por hora em um contrato.
2. Os desenvolvedores de software
Desenvolvedores de aplicativos baseados em PC não devem se sentir desprezados por seus colegas móveis. As empresas precisam de sua quota de Java,. NET, C #, SharePoint, e desenvolvedores web. Java continua sendo uma plataforma quente, por ser aberta, falar com qualquer sistema de back-end, e ser usada em grandes organizações para transferir dados de sistemas legados. Conseqüentemente, a faixa salarial para os desenvolvedores Java nos Estados Unidos parte de 60 mil dólares por ano até 150 mil dóalres por ano, dependendo da experiência. A taxa média dos contratos para os desenvolvedores Java é de 90 dólares por hora. Salários-base para os desenvolvedores Web variam de 61 mil dólares por ano a 99 mil dólares por ano, de acordo com a Robert Half.
3. Designers de UE
Como muitas das empresas estão desenvolvendo aplicativos-se para PCs ou dispositivos móveis, voltados para o cliente, precisam de interfaces com usuário ou designers de UE (User Experience) para garantir aplicações intuitivas e divertidas de usar. A Robert Half afirma que os salários iniciais para os designers de UE vão subir 6,7% em 2012.
4. Profissionais de TI Segurança
Como as ameaças à segurança da informácão e as crescentes violações de dados, as organizações precisam de profissionais de TI que possam afastar ataques de malware e ladrões cibernéticos. A oferta de anúncios de emprego na Dice.com para vários tipos de profissionais de "cibersegurança" aumentaram 141% em 2011 sobre o ano anterior.
Organizações que começam a migrar para o modelo de computação em nuvem também estão estimulando a demanda por profissionais de segurança de infraestrutura, diz Prescient Solutions 'Irvine. "Ao colocarem aplicativos na nuvem, as empresas têm mais caminhos na Internet", diz ele. "Eles têm que ter um ambiente mais seguro para controlar entradas e saídas de um ambiente para o outro."
A Robert Half projeta aumentos de 6% nos salários-base para os analistas de segurança de dados.
5. Arquitetos de Data Warehouse, analistas e desenvolvedores
O desejo das empresas para extrair percepções dos petabytes de dados em seus sistemas de back office impulsionam a demanda por arquitetos de data warehouse, analistas e desenvolvedores. As empresas farão um grande esforço em 2012 para limpar e organizar seus dados para que possam fazer melhor uso deles.
A Robert Half espera que os salários-base para os analistas de data warehouse subam 6,7%, podendo atingir o patamar de 119 mil dólares por ano em 2012. Já os salários dos desenvolvedores de data warehouse poderão ter contratos com taxas variando de 65 dólares a 85 dólares por hora. Arquitetos de data warehouse podem ganhar 160 mildólares por ano ou 80 dólares (ou mais, dependendo da experiência) por hora em contrato.
6. Profissionais de infraestrutura
Computação em nuvem não vai eliminar empregos em infraestrutura. Agora e em 2012, as migrações para cloud computing e Windows 7 migrações aquecem a demanda por engenheiros de rede e administradores de sistemas.
As empresas estão procurando profissionais de TI que possam configurar e gerenciar servidores virtuais e ambientes virtuais de armazenamento, que possam identificar quais aplicações são as mais utilizadas, e que sabem como realocar armazenamento em disco rígido entre as várias aplicações.
Engenheiros de rede devem ver os seus salários subirem 5,8% devido ao aumento da demanda em 2012, para uma faixa de 75 mil dólarea a 108 mil dólares por ano, de acordo com a Robert Half.

Via: http://cio.uol.com.br/

Torne seu perfil no LinkedIn mais atraente

Confira 6 detalhes que fazem toda a diferença na hora de ser escolhido em meio a diversos candidatos da rede social

Que o Linkedin é uma rede social feita sob medida para quem quer uma nova oportunidade no mercado de trabalho, a maioria já sabe. Mas, em meio a tantos candidatos, como se destacar? Pensando nisso, o site Inc. elaborou 6 dicas para tornar seu perfil na rede social profissional muito mais atraente.
O primeiro deles se refere a suas metas. O Inc. diz que o LinkedIn, basicamente, se traduz em promoção pessoal. Mas, muitas vezes, esse objetivo se perde quando os candidatos usam ferramentas para completar seus perfis, o que acaba os tornando meros currículos.
Aqui, o importante é pensar em suas metas e transformá-las em palavras-chave, porque "palavras-chave são a forma com que as pessoas te acham no LinkedIn", afirma a publicação. O site explica que serviços de filtragem de palavras-chave são usados por muita gente. Então, fuja disso e pense em palavras-chave que realmente têm significado dentro de seu mercado, como termos da profissão, equipamentos, produtos e outros.
As ferramentas de palavras devem ser usadas para encontrar termos mais profundos dentro de sua área, identificando seu nicho.
O título de seu perfil também tem muita importância. O Inc. indica colocar ali a sua palavra-chave mais importante: "Se você prestar serviços para um mercado altamente segmentado, a palavra-chave em seu título deve refletir esse nicho", diz. Depois, basta colocar palavras-chave em descrições de habilidades, experiências e até em suas formações.
O Inc. também menciona as experiências profissionais. Ele sugere "retirar as sobras", ou seja, eliminar todas aquelas experiências anteriores que não te ajudam em suas metas. Assim, se você já trabalhou em uma área totalmente diferente da sua, não inclua no perfil: "Se você é um web designer mas já foi um contador, uma lista detalhada de seu fundo de contabilidade é dispensável". Depois, basta limitar seus histórico profissional a cargo, empresa e uma breve descrição de suas funções e atividades.
Porém, palavras-chave e todos os processos apresentados podem deixar seu perfil um pouco impessoal. Então, é hora de reintroduzir sua personalidade. "Compartilhe os motivos para você amar o que faz em seu perfil. Compartilhe o que você espera alcançar. Descreva companhias ou projetos em que você trabalhou. Deixe as palavras-chave em seus lugares, tire o que não te ajuda em sua metas e, então, seja você mesmo", aconselha o site.
Outro ponto importante: quando alguém vê seu perfil no Facebook, o que ele olha primeiro? Sua foto de perfil. Então, olhe para sua foto atual e pense se ela te reflete como um profissional. O importante aqui é pensar que a imagem é uma espécie de logo: "uma foto incrível pode não ganhar um negócio, mas uma foto ruim pode arruinar um".
Sua foto tem que mostrar como você será quando encontrar seu empregador. Isso pode significar que você terá que colocar aquela foto que não é sua preferida, mas uma que mostre um equilíbrio entre profissionalismo e acessibilidade, "fazendo com que você pareça bom, mas pareça real", explica.
O último conselho são as recomendações. O site explica que elas "dão cor e profundidade a um perfil no LinkedIn". Então, peça recomendações a quem você tem confiança e as dê quando for solicitado!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Huawei lança smartphone mais rápido do mundo

6785048062 c3606e26e9 b
A chinesa Huawei surpreendeu todo mundo e lançou um incrível (ao menos no papel) smartphone com Android 4.0 no início dos trabalhos do Mobile World Congress aqui em Barcelona. De cara, o Ascend D Quad é relativamente pequeno para a sua tela de 4,5" e tem uma tela bem bonita com resolução de 720p. Mas o grande trunfo está embaixo do capô: os engenheiros chineses ajudaram a desenvolver a própria CPU, com quatro núcleos e um processador gráfico que pode ser até 3x mais rápido que o Tegra 3, o mais poderoso que conhecíamos até ontem. Tudo isso com uma performance de bateria "30% mais eficiente". Bom demais pra ser verdade? Vejamos os outros detalhes.
A coletiva teve todo tipo de número e comparação (favorável, é claro) com Galaxy Nexus, iPhone 4S e até mesmo o Transformer Prime, o tablet quad-core da Asus. Segundo a Huawei, o Ascend D é 49% mais rápido que o Galaxy Nexus em operações normais, como tirar fotos, abrir sites ou galeria. Em jogos e outros benchmarks com bastante 3D, o Ascend D Quad chegou a 35 frames por segundo, enquanto o Exynos dual-core, a solução mais rápida da Samsung, chegou a 8,46FPS, segundo a Huawei.

Os chineses dizem que o Ascend D (de "diamante") tem uma solução gráfica de "16 núcleos" e processa cores em 32-bit, ao contrário dos atuais 16-bit de todos os outros smartphones. Tudo fica mais bonito na tela de 4,5" (material não-especificado) que de fato é menos monstruosa que o Galaxy Nexus. "Nós queremos telas grandes, mas sua mão não é tão grande", disse o presidente da divisão de celulares da Huawei, Richard Yu, assegurando que o seu smartphone era 5 mm menor que a concorrência de mesmo tamanho de tela.
O outro grande trunfo do Ascend D é a bateria, que tem 1800 mAh e um sistema de gerenciamento (mais ou menos como o "núcleo fantasma" do Tegra 3) que diminui ou aumenta o clock dependendo da aplicação, mantendo a baixa temperatura. Isso daria ao smartphone da Huawei a autonomia de até 2 dias de uso intenso. Para ajudar na tarefa, a tecnologia de busca de rede (que consome um bocado de bateria) é otimizada com a expertise da Huawei — que fabrica quase todas as antenas das operadoras brasileiras — no assunto. Quem quiser ainda mais bateria terá a opção de comprar um modelo com 2500 mAh, do Ascend D "XL".
Há um selo Dolby D 5.1 (que deve significar um áudio melhor) e uma tecnologia de eliminação de ruído externo nas ligações parecida com a que a Motorola inventou alguns anos atrás que, na demo da coletiva. Mesma coisa para a câmera de 8MP com os melhores "sensores e algoritmos" do mercado e fotos incríveis projetadas.
Não há data definida para o seu lançamento, mas ele deve chegar aos principais mercados entre maio e junho a um preço "entre 15% e 20% mais competitivo que a concorrência", seungod Yu. Estamos buscando informações sobre um possível lançamento no Brasil, mas sabemos que o Ascend D é um smartphone "global", petaband, então ele funcionará aqui sem problemas caso você compre um nas férias de julho na China. A Huawei tem planos ousados este ano: depois de vender 20 milhões de celulares em 2011, ela pretende vender outros 60 milhões em 2012. E a família Ascend (que ainda terá um modelo mais econômico, dual-core, e outro com LTE) terá um papel importante nos planos de dominação global dos chineses.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Conheça o Catlin Seaview Survey o Google Street View do oceano

 A Grande Barreira de Coral na Austrália é a maior formação natural de corais no planeta, e você pode vê-la em toda a sua glória – e sem sair do computador – com o Google Seaview. Basta clicar aqui.




A Catlin Seaview Survey, uma colaboração entre Google, a Universidade de Queensland (Austrália) e o Caitlin Group, vai realizar um diagnóstico de saúde sobre o sistema de corais através de um levantamento panorâmico submarino usando foto e vídeo. O programa já fez vistorias preliminares, mas o grupo planeja realizar o maior componente do projeto – três levantamentos em 20 pontos da barreira de coral – em setembro.
As imagens são capturadas por uma câmera de 360 graus (na verdade quatro SLRs convenientemente posicionadas com lente fisheye/olho de peixe) fixada na ponta frontal do DPV (Veículo de Propulsão para Mergulho) para levantamentos em baixa profundidade, e versões robóticas para levantamentos entre 30 e 100m. O grupo também espera estudar se (ou como) o comportamento migratório de tubarões-tigre, tartarugas-verdes e raias-diabos está sendo afetado pelo aquecimento global.

Veja os vídeos do projeto no YouTube.

Visite SeaviewUniversity of Queensland

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

E-commerce norte-americana descobre se cliente está grávida com a ajuda de software

Empresa cruza dados de compras dos clientes e consegue descobrir muita coisa sobre a vida pessoal de seus consumidores
A Target, loja de departamentos norte-americana, encontrou uma maneira de descobrir se suas clientes estão grávidas, antes mesmo de elas comprarem as primeiras fraldas para seus bebês.

Para entender como a companhia conseguiu alcançar este nível de sabedoria, o jornal The New York Times conversou com Andrew Pole - funcionário responsável pelo software que gera estatísticas e analisa o comportamento humano - e descobriu que a Target utiliza um método diferente para conhecer seus clientes. A companhia identifica cada consumidor por um número, ligado aos seus cartões de crédito, nome, email e outros dados demográficos. Com isso, a empresa armazena um histórico de tudo o que o cliente já comprou.
Pole faz testes atrás de testes, analisando e cruzando dados para descobrir alguns padrões. Um deles deu origem às previsões de gestações. Segundo o jornal, muitas pessoas compram cremes, mas as mulheres grávidas compram maiores quantidades de loções e, normalmente, sem perfume.

Outro analista da loja também observou que, nas primeiras semanas de gestação, as mulheres compravam suplementos como cálcio, magnésio e zinco. Todos estes detalhes juntos deram à varejista uma vantagem sobre as outras lojas: os atendentes conseguiam saber com antecedência qual cliente estava grávida. Com a informação nas mãos, a Target iniciou ações de marketing que enviavam cupons às futuras mamães com descontos em fraldas ou qualquer outro produto ligado à gravidez.

Alguns clientes não gostaram muito da prática, mas os resultados da companhia mostram que as análises geram bons dividendos. A receita da Target cresceu após a contratação de Pole, passando de Us$ 44 bilhões em 2002 para US$ 67 bilhões em 2010.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Eike Batista traz fábrica da Foxconn para Minas Gerais


O bilionário Eike Batista sonhava há tempos em trazer uma fábrica de produtos da Apple ao Brasil. E este sonho está se realizando: o Grupo EBX, no qual Eike é presidente, deve levar uma fábrica da Foxconn para Minas Gerais.
A fábrica produzirá touchscreens para aparelhos da Apple e outras marcas, além de telas LCD para televisores. Eike diz que serão investidos US$2,5 bilhões na fábrica, dos quais meio bilhão de dólares virão da EBX. Semana passada, Eike anunciou no Twitter que conversou com Tim Cook, CEO da Apple, "sobre a montagem com a Foxconn de [produtos da Apple] no Brasil, para oferecer produtos a custos civilizados".
A EBX diz que a fábrica deve ser instalada em Minas Gerais, e o governo do estado confirmou as negociações. Segundo fonte anônima no jornal Estado de Minas, a fábrica será instalada na Região Metropolitana de Belo Horizonte – "Ribeirão das Neves, Confins ou São José da Lapa são as candidatas mais fortes", diz a fonte. De acordo com a Folha, a fábrica estava sendo disputada pelos governos de MG e RJ.
A Foxconn tem fábrica em Jundiaí (SP) que – como revelamos com exclusividade – já testa a fabricação de iPhones. No entanto, a empresa não confirma se está produzindo iPads e iPhones em massa no Brasil.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Conheça o Motorola RAZR XT910

Alguém precisava trazer um concorrente à altura para o Samsung Galaxy S II, que estava reinando por muito tempo no país dos Androids. E a Motorola acertou em cheio com o RAZR XT910, que traz características muito semelhantes – quando não idênticas – ao bambambam da Samsung. Um aparelho parrudo para entretenimento e para quem procura aparelhos de alta qualidade.

Design

Ele é no mínimo diferente. Quando pegamos ele nas mãos, logo o consideramos desengonçado. Não que ele seja feio, mas sua tela grande e a pequena espessura o deixam parecendo uma fina placa enorme para ser colocada na orelha. Ele parece, na verdade, um mini Xoom 2.
A frente é toda tomada por vidro chanfrado, e não há nenhum botão físico, sendo que todos os botões padrão do sistema são de toque, e só aparecem quando se interage com o aparelho. O formato dele é quase um retângulo, com as bordas ligeiramente "apertadas". Ele é leve, apenas 127 gramas, e tem proteção contra água, mas apenas "splashes".
Smartphone Motorola RAZR
Motorola RAZR (Foto: Stella Dauer)
Ele não é fino por igual. Na parte superior a espessura é maior devido à câmera, acompanhada do flash e também de um falante. A mesma traseira é é=quase toda coberta por uma textura emborrachada, onde também fica o kevlar, material usado em coletes à prova de balas. As bordas são de plástico cinza azulado semi brilhante muito bonito.
Há microfone na traseira e na frente, e no lado esquerdo encontramos uma tampinha que protege a entrada do microSIM e do microSD. Como não há acesso à bateria, esses cartões são acessados por fora. Do outro lado ficam o botão de energia e de volume. Em cima ficam a entrada para fones e as conexões microUSB e microHDMI.
Smartphone Motorola RAZR
Traseira em kevlar (Foto: Stella Dauer)

Tela

Uma enorme tela de 4.3 polegadas, com tecnologia super AMOLED e Gorilla Glass. Apesar de ter o mesmo tamanho do Galaxy S II e as mesmas 16 milhões de cores, possui mais definição, com 540 x 960 pixels. Com essa definição e esse brilho todo – com brancos bem equilibrados –, fica ótima para ver vídeos e jogar. A resposta da tela é suave e boa, não precisa ficar apertando várias vezes para que ela responda

Hardware e processamento

Resumidamente temos aqui um potente processador dual-core de 1.2GHz Cortex-A9, acompanhado de 1GB de RAM. Isso é a mesma coisa que o S II, só muda a marca dos chips. Também temos conexão WiFi b/g/n, GPS, 3G e Bluetooth 4.0, tudo de ponta. Nos sensores temos acelerômetro, proximidade e a bússola. Giroscópio só para o S II.
Smartphone Motorola RAZR
Motorola RAZR (Foto: Stella Dauer)
O hardware não deixa nada a desejar. A resposta é rápida, o sistema é adequado para isso. Testamos com diversos jogos pesados que rodam 3D, além de passá-lo por um aplicativo de benchmark, e ele não engasgou com nada. Os resultados no aplicativo de benchmark Quadrant Standard foram ótimos. O Samsung Galaxy S, que é antigo mas ainda é rápido, ficou com 800. O RAZR teve 2513 pontos!
Ele se saiu bem também nas ligações. A conexão é um pouco fraca, mas a ligação é clara e cristalina, com som bem alto.

Câmera

A câmera de 8 megapixels e flash de LED trouxe bons resultados – melhor do que os que costumamos encontrar nos aparelhos da Motorola! Em situações de muita luz, se saiu bem, apenas com um pouco de blur, uma luz fantasmagórica em toda a foto.
Em pouca luz, traz bons detalhes com flash, e granula fortemente, mas dá para o gasto. A acuidade também não é impressionante, e poderia ser melhor nisso, já que são 8 megapixels. Há um sistema de panorama que tira fotos automaticamente até formar uma imagem.
Smartphone Motorola RAZR
Câmera que filma em Full HD (Foto: Stella Dauer)
São muitos os ajustes. Além de alguns efeitos de cor, possui 7 cenas interessante como retrato, automático, noite, macro e outros. Possui foto com timer, em sequência, controla exposição e flash. Também funciona com geotagueamento. Há também uma câmera frontal de 1.3MP, que serve apenas para chats.
O vídeo funciona com zoom durante a filmagem, mas deixa tudo muito granulado. Aliás, mesmo em situação de boa luz o vídeo Full HD (1080p a 30fps) também granulou. Já a recepção do som se mostrou muito boa. Para melhorar a filmagem, há também um microfone na traseira do aparelho, um cuidado visto em poucos smartphones até agora.
O áudio, inclusive, possui diversos ajustes como estéreo, redução de vento, show e outros. Muito completo, mostra o início dos smartphones que querem o lugar também das filmadoras. Mas com essa granulação, ainda não vai ser dessa vez. Não possui auto foco, mas tem uma boa estabilização.

Sistema operacional e usabilidade

O sistema que vem nele é o Gingerbread 2.3.5, mas a Motorola já garantiu update para o Ice Cream Sandwich. Ainda assim, ele é todo mexido pela empresa, e vem com o sistema Blur, porém muito mais integrado ao sistema e muito menos incômodo. Não tem um visual tão bonito quanto o da Samsung, mas se tornou tão usável quanto ele. Há muitos widgets sociais, transições diferentes e outras surpresas, legal de explorar. Tem suporte a Flash.
A função que é o diferencial do RAZR se chama Smart Actions. Ele é um aplicativo, mas influencia em todos os outros e também na sua produtividade. Ele funciona automaticamente, aprendendo com sua rotina, ou configurado manualmente. É possível criar gatilhos que desencadeiam ações diversas.
Smartphone Motorola RAZR
Sistema de tarefas inteligentes (Foto: Stella Dauer)
Por exemplo: quando você chega no trabalho, muda o perfil para silencioso. Mas, quando sai para almoçar, precisa que o aparelho toque alto. Quando chega em casa à noite e o WiFi entra em cena, você quer que ele passe a atuar com push mail. Tudo isso pode ser configurado nesse app, e isso deixa um smartphone realmente "esperto".
Outra coisa que só se percebe o valor com o tempo são grupos. Só tínhamos visto grupos antes em aparelhos da LG, mas essa é uma função matadora. É possível dividir seus aplicativos em grupos pré-selecionados pelo sistema ou criar seus próprios grupos. Para aqueles que mantém mais de 100 aplicativos na memória, é uma benção poder separar jogos de aplicativos, pelo menos.

Aplicativos

Há bastante coisa incluída no RAZR. Além dos tradicionais, encontramos o GoToMeeeting para reuniões online, Citrix para o mesmo objetivo, Locais e amigos – que mostra locais próximos em determinadas categorias, além de mostrar o que seus amigos estão fazendo – e o QuickOffice para visualizar e editar arquivos.
Os já conhecidos são tarefas, gerenciador de arquivos, alarme, comandos de voz, Gmail, Gtalk, Latitude, Locais, Navegador, Roteador WiFi e redes sociais – um filhote do Blur.

Música e mídia

O tocador de música tem o dedo da Motorola. Ao invés do simples player do Android, uma interface modificada que funciona junto ao Last.fm. E com o aplicativo MotoCast você transfere músicas do computador para o RAZR, ao estilo iTunes/iPhone. Há também áreas especiais para rádio online e podcasts. Se estiver conectado à internet, puxa na hora a letra da música que está tocando.
O som externo é bem alto, mas fica estourado quando nos volumes maiores. Há um equalizador, mas não melhora muito. Já o som interno, com o par de fones comuns, é bem melhor. Não se compara com os Sony e Nokias, mas tem um bom estéreo. O equalizador traz muitas opções interessantes, mas não consegue tirar o ligeiro excesso de agudos.
Smartphone Motorola RAZR
Conexões microHDMI e microUSB, além do fone (Foto: Stella Dauer)
Para filmes, muito bom também. Graças à tela gigante, à boa definição e ao super AMOLED, é muito bom e confortável assistir vídeos nele. Ainda mais na cama, com a sua leveza. Ele aceita os formatos MP4, H.263, H.264 e WMV, mas qualquer coisa diferente disso pode ser resolvida com um aplicativo.
E ele também possui conexão HDMI – com cabo incluso, o que é muito bom – e tecnologia DLNA, que permite conectá-lo sem fios a outros dispositivos eletrônicos como home theaters, DVDs, etc. Qualquer filme FUll HD roda com seu processamento em sua HDTV.

Armazenamento e bateria

Por ter 16GB de armazenamento, não vem com nenhum cartão de memória, mas aguenta até 32GB. Com 16GB já dá para fazer muito, e um cartão de 32GB já não custa mais tão caro.
E já que sua comparação acaba sendo com o Galaxy S II, sua bateria é tão boa quanto o modelo da Samsung. Ele ficou ligado com o WiFi por um dia inteiro e não gastou nem um terço da bateria. Com o 3G e o GPS juntos ele também mostrou um ótimo desempenho.
Smartphone Motorola RAZR
Tampa protege entrada de microSIM e microSD (Foto: Stella Dauer)

O que vem na caixa

Uma caixa bem completa. Nada de muquiranice e simplicidade como, por exemplo, a Samsung. Aqui encontramos, além do aparelho, um par de fones, cabo HDMI – uma mão na roda, pois é um cabo caro e difícil de encontrar –, cabo USB,  Há também um adaptador para que o RAZR possa ser utilizado no lapdock do Atrix.
Smartphone Motorola RAZR
Conteúdo da caixa do RAZR (Foto: Stella Dauer)

Para quem é

O Motorola RAZR é um concorrente à altura do Samsung Galaxy S II. Apesar de não ser tão charmoso, é muito esperto e com seu sistema que se adequa ao usuário, possui mais definição de tela e tem conexão HDMI nativa, sem precisar de adaptador. Vai ficar para o usuário escolher qual lhe parece mais atraente.
Motorola RAZR
Preço: R$1615

Informações

Tela: 4.3 polegadas Super AMOLED
Resolução de tela: 540 x 960 pixels
Sistema operacional: Android 2.3.5 Gingerbread
Rede: GSM/HSDPA/3G
Armazenamento: 16GB internos
Câmera: 8 megapixels
Flash: sim, de LED
Conectividade: WiFi, WiFi hotspot, GPS com A-GPS, Bluetooth 4.0, 3G, DLNA, HDMI, USB
Sincroniza com PC: sim
Dimensões: 13 x 7 x 0,7 cm
Peso: 127g
Autonomia de bateria: Até 300h em stand-by / Até 9h em conversação
Itens inclusos: aparelho, par de fones, cabo HDMI, cabo USB, carregador de tomada, adaptador para lapdock, carregador veicular e manual rápido.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Antena em spray é a solução para os problemas de falta de sinal

Spray com tinta capta sinal de celulares mesmo em lugares sem nenhuma torre de transmissão nas proximidades


Antena é coisa do passado. No futuro, tintas substituirão as torres de transmissão e, com uso de nanotecnologia, será muito mais fácil conseguir sinal no celular em qualquer lugar do mundo. Essa tecnologia já existe e está presente no Spray-on Antenna, da Chamtech.

Basta espirrar um pouco do conteúdo do spray em qualquer superfície - pode ser em um barril ou em uma árvore - para captar sinal para o celular. A tecnologia não precisa de nenhum tipo de energia elétrica ou bateria para funcionar.

No site da empresa, o produto está disponível, mas não é informado o preço que será cobrado por ele. E também não há uma explicação mais clara de como ele funciona.

Porém, a tecnologia já está sendo testada. O Governo dos Estados Unidos, por exemplo, já faz estudos para usar o material no futuro.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Oi oferece Wi-Fi de graça no Rio e Salvador

Até o dia 31 de março, a Oi vai oferecer Wi-Fi de graça em locais internos e externos no Rio de Janeiro, em Ipanema, Copacabana e Leblon – e você não precisa ter qualquer vínculo com a Oi para usar. Nos pontos externos, o acesso é ilimitado; nos pontos internos – como restaurantes, bares e cafés – são 30 minutos. Salvador também ganha Wi-Fi gratuito da Oi, durante o Carnaval, no Pelourinho e na Praia da Barra.
O Rio de Janeiro já tem Wi-Fi gratuito em vários locais com o projeto Rio Estado Digital, mas internet grátis nunca é demais. Durante o verão, a Oi vai oferecer o serviço ilimitado e sem custo em pontos externos dos três bairros – sem "orelhões feios" desta vez – tanto para brasileiros como para estrangeiros. Você não precisa ser cliente da Oi para usar.
Em locais internos, no entanto, o serviço fica por conta da FON e é gratuito a todos por 30 minutos. Se você for cliente Oi, pode ter direito a usar o Oi WiFi Fon sem limite de tempo: "a rede está disponível de forma ilimitada e sem custo para os clientes Oi Velox (a partir de 5 Mbps), Oi Conta Total com Velox (a partir de 5 Mbps), Oi Velox 3G e Oi Dados (a partir de 2 GBytes) e Oi Internet Total".
Em Salvador, o acesso Wi-Fi gratuito será oferecido apenas durante o carnaval, para visitantes do Brasil ou exterior, "em pontos turísticos do Pelourinho e na Praia da Barra, ao lado do Farol". Depois do Carnaval, só clientes da Oi nas condições acima poderão acessar o serviço de graça.
Desde o ano passado a Oi vem investindo no Wi-Fi: a empresa instalou pontos de acesso externos na orla da Zona Sul do Rio, fez parceria com a Fon e comprou a VEX. Com isso, quem é cliente da Oi (nas condições acima) tem acesso a 1.600 hotspots no Brasil e 42.000 hotspots no mundo. A operadora americana AT&T já faz algo semelhante há anos: quem é cliente tem acesso gratuito a hotspots Wi-Fi.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mortal Kombat vs Street Fighter



Todo Fã de jogos de luta estilo arcade provavelmente já jogou tanto as franquias Mortal Kombat quanto Street Fighter, fora as suas variações como Marvel vs Street Fighter, Marvel vs Capcom, Tekken vs Street Fighter, etc.

Uma pergunta que não quer calar, Mortal Kombat vs street Fighter já passou pela sua cabeça? Tenho quase certeza que sua resposta foi sim. Ed Boon aumentou a probabilidade de isto acontecer através de seu tweet.
"Yes, great catching up with you too. Looking forward to our first MKvsSF meeting. 1st order of business: MKvsSF or SFvsMK. ;)" 
Esse tweet foi publicado após uma reunião que Ed Boon participou com seus amigos, entre os quais estava Seth Killian da Capcom.

O que vocês acham? Seria o Crossover Mortal Kombat vs Street Fighter um jogo interessante de jogar? Que outros Match Ups vocês gostariam de ver?

Faça seus comentários no blog.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Hackers invadem o webmail da Síria e disponibiliza toda as senhas

Um grupo de hackers invadiu 78 contas de email da Presidência da Síria, inclusive do presidente Bashar al-Assad. Vazaram toneladas de emails comprometedores, não deixando nada feliz o Governo, que já anda ocupado debelando revoltas populares através da boa e velha diplomacia da violência.

Pasmem,  várias das contas de email foram invadidas quando os hackers testaram a senha mais simples possível, 12345.

Isso mesmo. A senha de email do Presidente da Síria era… 12345.

Aqui  a lista de contas comprometidas e as senhas.

Via: TPM

 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Hackers disponibilizam código fonte da Symantec na rede.

O hacker YamaTough publicou o código fonte do software pcAnywhere, da Symantec. O programa é utilizado por pessoas comuns e empresas para acessar remotamente computadores pessoais. A publicação aconteceu após uma tentativa de extorsão de US$50 mil revelada ontem à noite.

Após entrar na rede da Symantec e pegar o código fonte do pcAnywhere e do Norton Antivirus, YamaTough disse à empresa que os softwares dela continham brechas que permitiriam que governos espiassem pessoas e empresas. De acordo com a troca de e-mails, ele também disse que iria publicar essas informações e o código caso a Symantec não lhe pagasse US$50 mil.

Após a ameaça, a Symantec entrou em contato com o FBI. Os agentes fingiram ser funcionários da Symantec, em busca de provas de extorsão. A troca de e-mails mostrando a conversa entre YamaTough — que diz ser associado ao Anonymous e ao AntiSec — e o FBI foi publicada na última noite. Essa foi a última mensagem de YamaTough:

Como o código não foi revelado e nossa conversa por e-mail também não, nós lhe daremos 10 minutos para decidir qual caminho vocês irão escolher após dois dos códigos do PCAnywhere e do Norton Antivirus serem publicados em um arquivo com tamanho de 2250MB (rar) 10 minutos, se não tivermos resposta nós entenderemos isso com um INÍCIO e nós já fizemos mirrors dos arquivos, então será difícil eliminá-lo.

Ele completou a primeira parte da ameaça, publicando um arquivo de 1.27GB com o código fonte do pcAnywhere no Pirate Bay.

Eu gosto quando hackers publicam verdades escondidas e denunciam brechas para que todos fiquem sabendo. No entanto, pedir dinheiro para não publicar a informação não é só hipócrita e criminoso, é ruim em todos os sentidos. Isso não é lutar pelo direito de ninguém. Isso é só uma tentativa de ganhar dinheiro fácil.

 

Eike Batista quer produtos da Apple com preços "civilizados"

Há mais de um ano, o bilionário Eike Batista quer trazer fábricas de produtos da Apple ao Brasil. No final do ano passado, foi revelado que Eike será sócio da Foxconn no Brasil, contribuindo com US$500 milhões. E ontem, parece que ele foi conversar com Tim Cook, CEO da Apple. E qual foi o assunto?

Eike diz no Twitter: "Acabo de encontrar o Tim Cook da Apple! Adorei! Acredito que sob sua liderança a Apple continuará surpreendendo! Falamos sobre a montagem com a Foxconn de [produtos da Apple] no Brasil, para oferecer produtos a custos civilizados! Eike"

O próprio Tim Cook já disse que a Apple vai investir mais no Brasil, dizendo que aqui "há uma grande oportunidade" para a empresa. Ao mesmo tempo, o preço do iPhone continua subindo. Se, além de mais investimentos, pudermos ter produtos da Apple "a custos civilizados" – como quer o Eike Batista – eu agradeço.

 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Conheça o Spark. O tablet com Linux Meego.

Enquanto a maioria das pessoas quer que seus dispositivos simplesmente funcionem, alguns gostam de brincar com ferramentas mais avançadas. Até então, os tablets vêm sendo bastante explorados por desenvolvedores e entusiastas, mas ainda não havia um tablet com um sistema tão open-source e fácil de se alterar desde o primeiro uso. O tablet Spark resolve isto.

O Android precisa de root e o Maemo não é open-source, mas o tablet Spark aparentemente roda Mer – um fork do MeeGo desenvolvido pela comunidade, baseado em Linux. Por cima dele, temos a interface KDE Plasma Active, que você confere no vídeo abaixo.

O Spark sabe que não é concorrente para iPads ou Kindle Fires: ele é voltado para "aqueles que amam escrever ótimos programas… usando ferramentas típicas do Linux". E o que ele tem? Processador ARM de 1GHz da AMLogic, 512MB de RAM, 4GB de armazenamento interno mais entrada para cartão SD, tela multitoque de 7 polegadas e Wi-Fi. Ele deve custar US$260 quando for lançado – mas ainda não há data para isto.