sexta-feira, 30 de março de 2012

Tablets deverão ser vendidos através da loja virtual do Google

De acordo com uma reportagem veiculada nesta sexta-feira no jornal “The Wall Street Journal”, o Google deverá lançar uma loja virtual própria e assim vender tablets com o sistema operacional Android. Deste modo, na loja, que deverá ser lançada em breve, o consumidor poderá adquirir diretamente o seu modelo de tablet.

 

De acordo com uma reportagem veiculada nesta sexta-feira no jornal “The Wall Street Journal”, o Google deverá lançar uma loja  virtual própria e assim vender tablets com o sistema operacional Android. Deste modo, na loja, que deverá ser lançada em breve, o consumidor poderá adquirir diretamente o seu modelo de tablet.

O jornal afirmou que esta é uma tentativa do Google em ganhar participação no mercado, concorrendo com a Apple e a Amazon, que fazem uso do sistema operacional Android. Na notícia, as fontes ainda disseram que o Google pretende vender em sua loja virtual aparelhos de outras marcas, incluindo Samsung e a Asus.

As informações dão conta que o primeiro tablet a ser vendido na loja do Google será fabricado pela Asus. Não há informações concretas sobre a data oficial do lançamento da loja virtual, no entanto, as fontes dizem que poderá ocorrer na metade de 2012, quando a nova versão do seu sistema operacional, o Android Jelly Bean, será lançado.

O Google, com a criação de sua loja, pretende acelerar a venda de tablets com o seu sistema operacional, que não estão tão em alta. Deste modo, com a venda de seu sistema, o Google poderá ter maior lucratividade.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Novo serviço do Google mostra o quanto você anda usando Gmail, Busca, Chrome, etc.

O mais novo relatório Atividade de Conta cria um relatório mensal que mostra como você anda usando o Google, entre sua atividade no Gmail a locais de onde você faz login.

Para nós, a parte mais interessante é a análise do Gmail, mas o funcionário Andreas Tuerk, do Google, mostra uma visão mais ampla:

Meu relatório mais recente de Atividade de Conta me disse que eu enviei 5% mais emails que no mês anterior, e recebi 3% a mais. Um hotel italiano foi meu principal contato do Gmail no mês. Eu realizei 12% mais buscas no Google que no mês anterior, e minhas principais buscas refletiam a viagem de férias que eu estava planejando: [rome] e [hotel].

Por fim, esta pode ser uma boa ferramenta para garantir a segurança da sua conta do Google:

Por exemplo, se você notar acessos à sua conta de países onde você não esteve, ou de dispositivos que você nunca teve, você pode mudar sua senha imediatamente e usar o nível extra de segurança com a verificação de dois passos.

Você pode acessar a nova Atividade de Conta neste link. Pode ser uma ferramenta útil – ou ao menos interessante – para se ter em mente. [Official Google Blog]

 

Google Drive o DropBox da Google

O Google Drive, tão esperado e cercado de rumores — e que hoje parece ser uma versão do Dropbox, mas sob a tutela do Google — provavelmente será lançado na primeira semana de abril, segundo Om Malik, do GigaOm.

De acordo com os detalhes de minhas fontes, o Google irá oferecer 1 Gb de armazenamento de graça, mas cobrará por mais espaço. O atual líder do mercado, o Dropbox, oferece 2 Gb de graça. O produto do Google virá com um cliente local e uma interface web que será bem semelhante à interface do Google Docs. Interessante notar também que ela será lançada para usuários do Google Apps e também terá domínios específicos. O Google também criou uma API para aplicativos de terceiros para que os usuários possam armazenar conteúdos de outros apps no Google Drive. Minhas fontes estão impressionadas com o que viram até então.

Se ele estiver certo, parece que o GDrive será bem parecido com aquilo que vazou em fevereiro. Malik coloca seus rumores com vários "talvez", basicamente porque os rumores do GDrive vem surgindo desde que o homem inventou a roda.

A questão é: valerá a pena usar o Google Drive caso ele seja realmente lançado? Se o Google quer fazer com que o serviço valha a pena, ele terá que oferecer algo que nós não temos no Dropbox. Caso contrário, poderemos ter apenas mais um caso Google+. (Ah, e 1GB parece muito mão de vaca, principalmente se pensarmos que minha conta gratuita de Gmail tem 7GB de espaço.)

 

quarta-feira, 21 de março de 2012

Samsung Galaxy S III chega em abril com quad-core e carregamento por indução

Possível imagem do Samsung Galaxy S III, vazada pelo Reddit.
A Samsung já avisou que o Galaxy S III chega no primeiro semestre, mas ainda não disse exatamente quando. Correram boatos de que ele chegaria em abril, o que a empresa negou. Agora o presidente da Samsung China diz que o SGS3 pode chegar, sim, em abril. Relatos vindos da Coreia também apontam que o novo aparelho pode ter mesmo um chip quad-core, e mais: supostamente, você não precisa ligá-lo na tomada para carregar a bateria.
O mock-up acima surgiu no Reddit há alguns dias. Ele tem cinco ícones na parte inferior, assim como o Galaxy Note, então a tela deve ser bem grande; ele parece rodar Ice Cream Sandwich, mas tem botões físicos (em vez dos virtuais no Galaxy Nexus); e tem uma mistura meio estranha de branco e prata/cinza. O mock-up parece se inspirar um pouco no design do Galaxy Tab vendido na Alemanha, com bordas promeninentes e alto-falantes frontais; e do Nexus, com botão de volume quase na metade da altura do aparelho. Ele ainda tem o logotipo da Weber Shandwick, uma empresa de relações públicas que trabalha com a Samsung.
Nova imagem do Galaxy S III provavelmente é falsa: imagem da tela é quase igual à do Galaxy S II divulgada ano passado. 
Mas ele é real? Difícil saber. Vazou outra imagem semelhante a esta hoje, mas repare no conteúdo da tela: ele é praticamente igual ao que vimos ano passado numa outra imagem – do Galaxy S II. A nova imagem deve ser falsa, mas a que surgiu no Reddit? Teremos que esperar até mês que vem.
Sim, porque o presidente da Samsung China, Kim Young-Ha, disse em Pequim que o Galaxy S III estava previsto originalmente para maio, mas eles devem acelerar os planos e lançá-lo já no mês que vem. Quem sabe o SGS3 chegue em abril em poucos países – a China seria um deles - mas só receba um lançamento global em maio. Supostamente, a Samsung não apresentou o SGS3 antes porque não quer atrasar o lançamento do novo aparelho nos EUA, como fez antes. De um jeito ou de outro, espero que ele chegue logo ao Brasil.
Sobre o carregamento por indução no S III, noticiado pela mídia coreana, é uma boa possibilidade. Isto não é novidade entre smartphones: o então promissor Palm Pre tinha o Touchstone, uma base que você conectava à tomada. Era colocar o aparelho em cima, e ele carregava sem fios. No entanto, o Galaxy S III deve ir um passo além: supostamente, ele carrega a 1-2m da base – não precisa colocar o aparelho em cima dela. Seria algo realmente novo, uma tecnologia que a Samsung aparentemente já patenteou. Mas parece que a empresa ainda está decidindo se inclui a base com o aparelho, ou se a vende separadamente – você poderá carregá-lo via tomada, claro.
E quase todo boato sobre o Galaxy S III cita um processador quad-core, que provavelmente será o novo (e ainda não anunciado) Exynos 4412 da própria Samsung. Mas há uma novidade: um executivo anônimo disse ao Korea Times que o processador vai incorporar o 4G do aparelho. Isto pode resultar em um aparelho ainda mais fino – rumores dizem que ele terá 7mm de espessura (o Galaxy S II tem 8,5mm).

sexta-feira, 16 de março de 2012

Novo tablet da Samsung terá resolução maior que a do novo IPad.

Que a Samsung não anda bem quando o assunto é tablets todo sabem, até executivos da fabricante sul-coreana já confirmaram, a Samsung anunciou recentemente na MWC 2012 dois novos tablets, o Galaxy Tab 2 – Galaxy Tab 10.1 melhorado – e o Galaxy Note 10.1 – Galaxy Note gigante -, e agora saiu mais um novo rumor que a Samsung já está planejando anunciar um novo tablet, trata-se do Galaxy Tab 11.6.


Mas ai você se pergunta, além do tamanho da tela o Galaxy Tab 11.6 tem alguma diferença em relação ao Galaxy Tab 2, sim, e são consideráveis, a principal delas é a resolução da tela que no Galaxy Tab 11.6 tem incríveis 2560×1600, maior até que do novo iPad, além de ser equipado com um processador dual-core de 2 GHz de processador Samsung Exynos, o bom desse processador é que o mesmo é fabricado totalmente pela Samsung, logo, o custo de produção diminui e o preço do aparelho também.
Fontes confiáveis afirmar que o mesmo será lançado ao lado do Galaxy SIII em um evento próprio da Samsung, isso é muito bem, pois a Samsung no evento pode mostar além desse tablet e Galaxy SIII muitas novidades interessantes.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Google Play é a nova plataforma de conteúdo do Google

dori_play_06.03.12-3

O Google anunciou hoje algo que já deveria ter acontecido há muito tempo, a unificação dos seus serviços de distribuição de entretenimento e agora quando quisermos adquirir jogos, filmes, música e livros, teremos que acessar apenas o Google Play.

Além da centralização do conteúdo, outra característica que deverá agradar aos consumidores é o armazenamento de todo o conteúdo na nuvem. Desta forma quando comprarmos uma música, por exemplo, poderemos acessá-la através do nosso celular ou ouví-la no computador, bastando acessar nossa conta. O serviço possui ainda uma opção para recomendarmos aos nossos amigos aquele filme do qual gostamos e como os diversos dispositivos como celulares e tablets estarão interligados, adquirir cópias digitais dos produtos será algo bastante simples (desde que estivermos conectados, é claro).

Quem adquiriu algum item antes dessa mudança não precisa se preocupar, já que como eles estão atrelados à sua conta, serão mantidos, mas o grande problema é que aqui no Brasil ainda não teremos acesso as mais de 8 milhões de músicas, mais de 4 milhões de eBooks e centenas de filmes, nos restando apenas os aplicativos e jogos vendidos na loja, que vale mencionar, passam de 400 mil.

E para comemorar o anúncio, durante uma semana o Google oferecerá uma série de produtos com descontos bastante generosos e que podem ser vistos na página da loja, portanto, é bom ficar de olho pois muita coisa será oferecida por lá e a cada dia uma nova leva entrará em promoção.

A iniciativa obviamente é uma tentativa do Google brigar com a App Store e mesmo tendo demorado um pouco par ser tomada, merece elogios. Só é uma pena que a maior parte deste conteúdo estará disponível apenas a poucos países e para nós brasileiros, pouca coisa mudará quando nossos smarthphones e a tablets foram atualizados para o Google Play, infelizmente.