A grande novidade no sexto título da saga de Kratos é um modo de jogo onde até oito utilizadores podem jogar em simultâneo. O jogo é uma prequência de todas as outras aventuras já lançadas.
Os jogadores estarão divididos em duas equipas de quatro elementos no máximo, uma azul e outra vermelha, e o jogo decorrerá no modelo de Domination/Capture The Flag.
Os jogadores estarão todos dentro de um mesmo nível onde existe um
Megalops gigante para matar, mas para o fazer, será preciso eliminar os
jogadores da equipe adversária e assegurar pontos estratégicos
dentro do cenário. Quando todos os pontos estiverem controlados por uma
equipe, então o primeiro jogador a chegar ao monstro poderá matá-lo ao
melhor estilo God of War. Dentro do nível existem ainda outras
dificuldades que os jogadores terão que ultrapassar como caminhos cobertos por espetos e zonas cobertas de fogo.
Kratos não será uma personagem seleccionável no modo multiplayer. A escolha foi justificada por Todd Papy, director de GoW Ascension,
ao dizer que oito Fantasmas de Esparta a lutarem ao mesmo tempo e uns
contra os outros não seria uma escolha acertada. Os jogadores poderão criar os seus próprios personagens e costumiza-las como quiserem, desde as botas, aos capacetes e às tatuagens no corpo. Os utilizadores poderão ainda escolher uma de quatro categorias relacionadas com alguns deuses
para atribuir ao seu avatar – uma personagem da categoria Zeus terá
poderes de relâmpagos, enquanto um lutador da categoria Ares terá magias
relacionadas com o fogo. A violência e a jogabilidade brutal estão
assegurados neste novo modelo de jogo e será possível escolher
diferentes armas de luta, como martelos helénicos e espadas tridentes.
“O modo multi-jogador é um desafio”,
referiu Todd Papy durante o evento transmitido dos estúdios de Santa
Mónica. Quando apareceu a ideia do multiplayer dentro da equipa de
produção, muitos tiveram receio do resultado final,
pois é uma inovação muito grande. “Mas as reacções foram as melhores
depois de todos experimentarem o novo modelo de jogo” confidenciou Papy.
O lag que o modo multi-jogador pode criar é uma das principais preocupações da equipa e ainda está a ser melhorado.
Quanto ao resto do jogo, a aventura de
Kratos propriamente dita, pouco mais foi revelado. O director de God of
War: Ascension confirmou que o história é uma prequela e que os
jogadores poderão ver um lado mais humano de Kratos bem como conhecer melhor a história da sua família. O Fantasma de Esparta estará “menos vistoso”, possivelmente mais magro e mais limpo
em termos de aspecto. “Toda a personagem foi reconstruída de acordo com
a história” referiu Todd Papy. Papy, que trabalhou em todos os outros
principais títulos da saga God of War, confirmou ainda que as Blades of Chaos farão parte do novo jogo.
A equipe que trabalhou no sexto capítulo de GoW deixou o modelo de jogo familiar, mas decidiu inovar em alguns conceitos antigos da saga.
Os baús vermelhos por exemplo, “são uma dádiva”, e por isso não faz
sentido que Kratos se esforce tanto para os abrir. Agora, em vez de usar
os dois braços para abrir os chests, os jogadores poderão simplesmente destruir a estrutura e obter os pontos de vida. A trilha sonora continuará dentro do mesmo estilo, mas desta vez tem a assinatura de Tyler Bates, compositor de bandas sonoras de filmes como 300 e Watchmen.
As novidades foram apresentadas durante uma conversa em direto com Todd Papy, diretor de God of War: Ascension. O Live Stream
teve início às 16 horas em Portugal Continental e chegou a ter perto de
11 mil utilizadores a acompanhar o evento direto. Mas já durante a
manhã de 30 de Abril a principal novidade do modo multi-player foi
revelado por alguns sites de imprensa especializada.
Quanto à data de lançamento não foram revelados detalhes, mas o jogo
estará em destaque durante a E3 2012, a maior feira mundial de Videogames.
Veja o trailer abaixo:
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