quinta-feira, 24 de maio de 2012

6 características de um líder com verdadeiro pensamento estratégico




1. Antecipar
A maioria do foco da maioria das empresas está no que está logo em frente. Os líderes faltam “visão periférica”. Isso pode deixar a empresa vulnerável a concorrentes que detectem e ajam em outras oportunidades.
Para antecipar bem, você precisa:
  • Buscar informações que podem revolucionar o seu setor
  • Ir além das fronteiras atuais do seu negócio
  • Criar redes de contato que te ajudem a entender melhor o horizonte

2. Pensar de forma crítica
A “sabedoria popular” diminui o risco de você ser questionado. Porém, se você aceitar o que já foi provado, sua empresa perde vantagem competitiva. Pensadores críticos questionam tudo.
Para dominar essa habilidade você precisa se forçar a:
  • Analisar profundamente problemas para achar as causas
  • Desafiar crenças e formas de pensar, incluindo as suas
  • Identificar quando há hipocrisia, manipulação e pré-julgamentos nas decisões organizacionais

3. Interpretar
Ambiguidade é agoniante. Quando a vemos, é tentador buscar uma solução rápida e provavelmente errada. Um líder estratégico sabe ser frio e organizar informações de fontes diferentes antes de criar um ponto de vista.
Para ficar bom nisso, você precisa:
  •  Buscar padrões em diversas fontes de dados
  • Encorajar os outros a fazer o mesmo
  • Testar premissas atuais e testar diversas hipóteses ao mesmo tempo

4. Decidir
Muitos líderes são vítimas da “paralisia por análise”. Você precisa desenvolver processos para chegar a uma posição “boa o suficiente”.
Para fazer isso, você precisa:
  • Analisar o que realmente é importante na decisão
  • Equilibrar velocidade, rigor, qualidade e agilidade. Deixe a perfeição para os divinos
  • Tomar uma decisão mesmo com informações incompletas e visões diversas

5. Alinhe
Consenso é raro. Um líder estratégico precisa estimular o diálogo, criar confiança e engajar as partes, especialmente quando as visões divergem.
Para fazer isso, você precisa:
  • Entender o que motiva as pessoas, incluindo o que não é óbvio
  • Trazer as diferenças para a superfície, mesmo quando não é confortável
  • Avaliar tolerância a risco e construir o suporte necessário

6. Aprender
Conforme sua empresa cresce, feedback sincero fica cada vez mais difícil. Você precisa fazer o possível para mantê-lo.
Isso é crucial, já que sucesso e fracasso (especialmente o fracasso) são fontes de grande valor para o aprendizado organizacional.

Veja o que você precisa fazer:
  • Encorajar e servir de exemplo sobre sinceridade na hora de avaliar lições aprendidas
  • Mudar rapidamente o caminho quando perceber que está incorreto
  • Celebrar tanto o  sucesso quando falhas (bem intencionadas) que tragam aprendizados



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