quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

E-commerce norte-americana descobre se cliente está grávida com a ajuda de software

Empresa cruza dados de compras dos clientes e consegue descobrir muita coisa sobre a vida pessoal de seus consumidores
A Target, loja de departamentos norte-americana, encontrou uma maneira de descobrir se suas clientes estão grávidas, antes mesmo de elas comprarem as primeiras fraldas para seus bebês.

Para entender como a companhia conseguiu alcançar este nível de sabedoria, o jornal The New York Times conversou com Andrew Pole - funcionário responsável pelo software que gera estatísticas e analisa o comportamento humano - e descobriu que a Target utiliza um método diferente para conhecer seus clientes. A companhia identifica cada consumidor por um número, ligado aos seus cartões de crédito, nome, email e outros dados demográficos. Com isso, a empresa armazena um histórico de tudo o que o cliente já comprou.
Pole faz testes atrás de testes, analisando e cruzando dados para descobrir alguns padrões. Um deles deu origem às previsões de gestações. Segundo o jornal, muitas pessoas compram cremes, mas as mulheres grávidas compram maiores quantidades de loções e, normalmente, sem perfume.

Outro analista da loja também observou que, nas primeiras semanas de gestação, as mulheres compravam suplementos como cálcio, magnésio e zinco. Todos estes detalhes juntos deram à varejista uma vantagem sobre as outras lojas: os atendentes conseguiam saber com antecedência qual cliente estava grávida. Com a informação nas mãos, a Target iniciou ações de marketing que enviavam cupons às futuras mamães com descontos em fraldas ou qualquer outro produto ligado à gravidez.

Alguns clientes não gostaram muito da prática, mas os resultados da companhia mostram que as análises geram bons dividendos. A receita da Target cresceu após a contratação de Pole, passando de Us$ 44 bilhões em 2002 para US$ 67 bilhões em 2010.

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