segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

As 10 melhores formas de turbinar as suas buscas no Google


Para todo o tempo que você gasta online, você provavelmente passa muito tempo procurando coisas. Então não se prenda na experiência mais básica do Google. Aqui está 10 formas de melhorar suas buscas para achar as coisas mais rápido.

10. Faça uso das ferramentas internas do Google

Se você conhece o Google bem o bastante, você pode achar o que está procurando sem clicar em um único link. A maioria dos atalhos do Google são intuitivos: se você quer saber horário de filmes, procure pelo filme que você quer ver. Se quer saber o lançamento de um jogo, digite “data de lançamento” e o nome do jogo.

9. Torne seus resultados mais facilmente visíveis

É difícil filtrar um monte de texto e link chato para encontrar o que você está procurando. Felizmente, alguns pequenos scripts podem ajudar a facilitar isso. Faviconize Google (aqui para o Chrome e aqui para o Firefox) adiciona alguns pequenos ícones próximo ao resultado, assim, você consegue ver que site que é – muito útil se você tem alguns sites de confiança. O Locate Multiple Domains destaca sites específicos para seu olho ir direto para aquele site que você conhece. São pequenas extensões que podem fazer uma grande diferença.

8. Scroll infinito nos resultados

Se você tem dificuldade para encontrar o que quer, clicar em “Próximo” em cada página pode ser bme chato. O Autopagerize é um script que permite que você faça um scroll infinito, assim você não precisa ficar clicando em “próximo” para mudar de página.

7. Torne o cache do Google melhor

Às vezes, você clica em um resultado e a página não existe mais. Talvez esteja temporariamente fora do ar, mas talvez tenha ido embora para sempre. No entanto, você ainda consegue acessar com o Google Cache – clique no botão do instant preview da página e depois em “Cache” para vê-la. Mas é claro, se você tentar entrar em qualquer link dela, pode ser levado a uma página que também está fora do ar. Você também pode instalar o Google Cache Comeback – ele vai fazer os links redirecionarem para a versão em cache deles.

6. Livre-se de resultados indesejados

Não há nada pior do que encontrar um resultado bonitinho, mas descobrir que não é nada do que você procurava e é só um site que espalha links e termos para aparecer na lista de resultados. Felizmente, o Google tem proteções contra isso. Se você visitar um site que não foi útil, quando clicar no botão “voltar” você verá um novo link “Bloquear” abaixo do resultado. Você pode também bloquear o link para ele nunca mais aparecer nos seus resultados.

5. Desligue as funções mais irritantes do Google

Não gosta da busca pessoal do Google? Está cansado dos previews instantâneos? Alguns recursos – como o Search Plus Your World – podem ser desativados da sua página de configurações do Google. Outros –como os previews instantâneos –exigem um script ou filtro AdBlock para serem desativados. No entanto, não importa qual seja a sua irritação, você vai arranjar um jeito de remover das suas buscas.

4. Destaque os termos buscados na página de resultados

Então você conseguiu alguns resultados da sua busca, mas quando clica em um a página, não consegue encontrar exatamente onde as palavras estão. Você pode usar Ctrl+F para encontrar, mas o Google Quick Scroll também faz isso por você. Instale-o no Chrome e comece a buscar. Ele vai destacar os termos procurados em qualquer uma das páginas.

3. Use operadores avançados

Você provavelmente já ouviu falar nas buscas por múltiplos termos com o operador AND, mas que tal tentar alguns mais avançados? Por exemplo, você pode procurar em um site específico usando o operador site:, ou ignorar algum com o -site. Também pode procurar duas palavras próximas com o AROUND.

2. Adicione buscas customizadas ao seu navegador

Se você realmente quer melhorar suas buscas no Google, por que não buscar antes de visitar o Google? Como você já deve saber, você pode buscar da barra de endereços do seu browser, mas a sua barra de endereços pode fazer muito mais. Quer buscar em um site específico sem o operador site:? Use uma palavra-chave customizada. Quer buscar resultados do ano passado sem precisar clicar na opção depois? Busca customizada pode fazer isso. Veja uma lista de buscas personalizadas que você devia ativar agora (e a sua sequência) para algumas ideias.

1. Saiba quando não pesquisar

Algumas vezes, o Google não é o melhor mecanismo de busca para se usar. Se você procura algo muito específico, talvez existam mecanismos menos conhecidos que são melhores, como o Blekko, que não tem spam, e o Wolfram Alpha, com dados. O Google sempre vai ter algo para você, mas se você não estiver com muita sorte (ou se os resultados estão demorando muito para aparecer), veja esta lista de outros mecanismos de busca que podem ser usados e lembre-se dessas alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário